Testes de Software: Definição, Conceitos e Exemplos

As informações obtidas ao longo dos testes de confiabilidade
devem ser coletadas em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento de
software, identificando sempre quando uma interrupção produzir uma falha. É válido lembrar que
cada projeto apresenta características distintas, que dependem do tamanho do
software, da tecnologia utilizada para o seu desenvolvimento e de muitos outros
fatores. Com o aumento da utilização de sistemas web, associado a uma busca contínua por mais qualidade, menos riscos e
melhores resultados, adicionar o Teste de Software ao ciclo de vida de desenvolvimento do software torna-se cada vez
mais importante. Como vimos, os testes unitários buscam verificar se elementos individuais (unidades) do sistema estão corretos, mas isso não nos garante que a interação entre essas unidades ocorrerá da forma que planejamos. O teste de caixa-preta, o engenheiro que irá realizar a testagem não tem conhecimento sobre o código-fonte do sistema.

tipos de testes de software

Costumam ser bastante caros de se implementar e executar, mas possivelmente irão ajudar a entender melhor possíveis alterações do sistema quando colocados sob alta demanda. Qualquer falha num programa de gerenciamento financeiro pode acarretar prejuízos grandes em termos monetários. Um erro num software de um equipamento médico pode custar a vida uma pessoa ou dificultar https://www.monolitonimbus.com.br/teste-de-software-os-herois-desconhecidos-do-desenvolvimento-de-aplicacoes/ o atendimento a alguém que precisa. Ele deve ser planejado em conjunto com a proposta do software, sendo aplicado em cada etapa do projeto e não somente no final. Pode ser um bug num game, uma falha que feche um programa ou um erro que impossibilite você salvar um arquivo. Checklist para os pontos de verificação para a acessibilidade ao conteúdo da Web – Diretrizes 1.0.

Vantagens do Teste de Usabilidade

Então, para evitar que isso aconteça, as empresas contratam profissionais (os testadores de software ou analistas de testes) para identificarem esses problemas e relatarem para que os desenvolvedores os corrijam. Mas, para fazer isso eles precisam realizar uma bateria de testes diferentes, que envolvem desde análise da estrutura interna do software até a avaliação da interface. Sem os testes de software nos bastidores,  a tecnologia que temos hoje seria extremamente frustrante e, com toda a certeza, traria muitas dores de cabeça ao longo do dia.

Com isso, eles investem com mais confiança no ramo e acrescentam cada vez mais produtos de qualidade ao mercado. Em particular, este site utiliza o Google Analytics, um serviço de análise web fornecido pela Google, Inc. com sede nos Estados Unidos, com sede em 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, ca 94043. Ao usar este site, você concorda com o processamento de dados pelo Google na forma e para os fins indicados. É possível ir além e medir não só o desempenho dos sistemas, mas também rejeitar alterações caso algumas metas não sejam cumpridas. Os resultados, como pode ser claramente visto na imagem acima, apresentam uma justificativa sólida para a realização dos testes.

Os passos de um teste de software

O teste de software é parte integrante do ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC). Testar é como você pode ter certeza sobre funcionalidade, desempenho e experiência do usuário. Se os problemas passarem para o ambiente de produção, mais caros e demorados serão para corrigir.

tipos de testes de software

Desse modo, evita-se que erros que foram corrigidos antes no software antes voltem a aparecer na hora de se incrementar algo novo a ele. Eles são feitos para terem execução rápida e sua meta é garantir que os principais recursos do seu sistema estejam funcionando conforme o esperado. Eles só verificam a saída de uma ação e não verificam os estados intermediários do sistema ao executar essa ação.

Introdução aos diferentes tipos de teste

Quaisquer falhas detectadas durante o teste são corrigidas pela equipe precisa e cirurgicamente. O teste de usabilidade é de suma importância para avaliar a qualidade do software no quesito experiência do usuário. A finalidade é compreender o quão intuitivo, compreensível e inteligível é a interface do programa para o usuário final.

  • Pensando na acessibilidade, estima-se que somente no Brasil,
    segundo o último censo do IBGE, 23,95% da população sofra de algum tipo de deficiência.
  • A automação de teste de software pode ser sua aliada, a fim de melhorar toda a eficiência da operação e minimizar o risco de bugs.
  • PHPUnit, Mocha e RSpec são alguns exemplos de estruturas de teste que poderão ser usados para PHP, Ruby e Javascript.
  • Existem ferramentas disponíveis, para que você rode em paralelo junto ao seu sistema, que têm o objetivo de encontrar falhas e ou possíveis vulnerabilidades para ataques.

São responsáveis por verificar se os diferentes sistemas ou módulos usados pela sua plataforma funcionam em harmonia. A execução do teste de integração possui um maior custo e exige que diferentes partes da plataforma e plataformas integradas estejam ativas e em pleno funcionamento. A fim de evitar surpresas desagradáveis, é preciso recorrer a diferentes curso de teste de software para certificar-se de que o sistema está em pleno funcionamento, conforme o planejamento. Para que esses testes possam ser realizados de modo mais rápido e com maior abrangência, existem ferramentas que automatizam alguns deles ou auxiliam na execução de outros. Mesmo o desenvolvimento de software voltado para entretenimento, como games e plataformas de conteúdo, requer testes para evitar que a aplicação feche repentinamente, apresente bugs ou retorne notificações de erro — o que geraria frustrações por parte dos usuários. Existem, de uma forma geral, cerca de 17 tipos diferentes de testes de software e a diferenciação deles serve para que consigam se adequar melhor ao tipo de softwares que eles irão testar.